A NOSSA HISTÓRIA
É grande a probabilidade do evangelho na cidade de Viseu ter sido pela primeira vez anunciado nas décadas 10 ou 20 do século XX. A proximidade geográfica dos locais de início da Assembleia de Deus em Portugal nomeadamente Valezim em 1913, o fato dos seus percursores em Portugal o Pr. José Plácido da Costa (1869-1965) e o Pr. José de Matos Caravela (1888-1958), terem vivido e iniciado o seu ministério em terras lusas na nossa região, revelam essa possibilidade.
Em 1922 é inaugurada a primeira Assembleia de Deus no distrito de Viseu, na cidade de Tondela, tendo como percursor o Pr. José de Matos Caravela. Mais tarde esta igreja viria a dar origem à Assembleia de Deus de Carvalhal Redondo.
Em 1939 o viseense Belarmino Teixeira Martins, nascido em Lordosa, concelho de Viseu em abril de 1900, convertido ao evangelho em 1928 na Assembleia de Deus de São Cristóvão (RJ). A igreja havia sido fundada pelo missionário sueco Gunnar Vingren em 1924, e era na época pastoreada pelo também missionário sueco Nils Kastberg. O seu intuito, partilhar a fé aos seus conterrâneos. Ele partilhava as Boas Novas do evangelho enquanto exercia o seu ofício. E foi assim que a irmã Joaquina Matos Ferreira, vizinha do irmão Belarmino, encontrou o evangelho.
O registo do primeiro lugar de culto na cidade de Viseu data do ano de 1942 na Rua do Picadeiro, n.º 242. O Pr. Belarmino Teixeira Martins haveria de pastorear a Igreja até 1944.
Em 1943 o Pr. Rogério Ramos Pereira visitou a igreja. Sabemos que o Pr. Durval Correia visitou os crentes em Viseu no mesmo ano.
Entre 1944 e 1947 a Igreja de Viseu foi apoiada pelo Pr. Augusto Henriques, que pastoreava a Igreja Assembleia de Deus de Carvalhal Redondo.
Em 1948 foi batizada a primeira crente da igreja, a irmã Joaquina Matos Ferreira. Durante o ano de 1949 os Pastores José de Oliveira Pessoa e Durval Correia visitaram a igreja na cidade de Viseu.
Ainda na década de 40 a Ir.ª Joaquina Ferreira partilhou a sua fé com a irmã Joaquina Telo de Morais, enfermeira no dispensário da cidade (mais conhecida por irmã Quininha) e mais tarde com o irmão Herménio de Gouveia e Sousa, professor de musica na cidade, apesar de invisual. Em 1952 foram ambos batizados no Rio Mondego.
Em 1953 foi inaugurada a primeira casa de oração em Viseu na Avenida Emídio Navarro, n.º 46. Na cerimónia inaugural usaram da palavra os Pastores José Plácido da Costa, Rogério Ramos Pereira, João Mendes Curveira, Joaquim Mendes, Manuel Tomás, João Maria Lopes Conde e Durval Correia. Ainda em 1953 é eleita a primeira Junta Administrativa constituída pelo Presidente João Maria Lopes Conde, a Secretária Joaquina da Cruz Telo de Morais, o Tesoureiro Herménio de Gouveia e Sousa, a Professora da Escola Dominical Gracinda Ferreira da Silva e a Zeladora da Igreja Maria da Conceição de Oliveira Pires. O Pr. João Maria Lopes Conde, assumiu o apoio espiritual da Igreja em Viseu entre os anos de 1953 e 1955.
O Pr. José Lopes Quedas de passagem por Viseu por questões de saúde nesta época, assumiu por algum tempo a responsabilidade espiritual da igreja, dado encontrar-se a residir na cidade.
Em 1955 o apoio espiritual passou a ser dado pelo Evangelista José Neves Ramos, até ao ano de 1957. Neste período foram muitos os Pastores que visitaram a Igreja, dos quais destacam-se o Pr. Hernest Newman, o Pr. Tagh Stalberg, o Pr. Manuel Moutinho, o Pr. José Pessoa de entre outros.
Em 1957 o Pr. José Lopes Quedas esteve em Viseu pela segunda vez assumindo o pastorado da igreja até ao ano de 1960. Foi o primeiro pastor radicado na cidade.
Em 1960 o Pr. José Barros de Sousa assumiu o pastorado da igreja da Beira Alta como então se designava, uma vez que incluía Viseu, Carvalhal Redondo, Pinheiro de Azere, Seia, Valezim de entre outros locais. Fixou residência em Sta. Comba Dão onde abriu uma casa de oração em 1961. Mais tarde o Pr. José Barros de Sousa mudou a sua residência para Viseu. No início do ano de 1966 parte para a igreja das Caldas da Rainha deixando alugado um salão, que seria a futura Casa de Oração em Viseu.
O Pr. Miguel Cóias esteve em Viseu na primeira metade do ano de 1966. Foram realizadas obras de adaptação com a ajuda de alguns irmãos de Coimbra, e a Casa de Oração mudou definitivamente da Av. Emídio Navarro, nº 46, para a Rua Serpa Pinto, nº 72, a meio do ano de 1966. No culto inaugural esteve presente o Pr. João Hipólito à época pastor da igreja do Porto. Ainda em 1966 o Pr. António Dias Gonçalves assumiu o pastorado da igreja. Foi auxiliado pelo obreiro João Trindade em 1968. Mais tarde foi também auxiliado pelo obreiro Florival Guerreiro entre 1969 e 1970. Nesse mesmo ano abriram-se trabalhos nas localidades de S. Martinho de Orgens e Sernancelhe.
Em 1972 o Pr. Manuel Damásio assumiu o Pastorado, durante o qual foram abertos trabalhos nas localidades de Póvoa de Midões, Sarzeda e Oliveira do Hospital. Foi auxiliado pelo obreiro José Manuel Travassos no ano de 1974 e mais tarde pelo obreiro Daniel Monteiro. Ainda em 1980 é inaugurada a primeira Casa de Oração em Castro Daire.
Em 1980 assumiu o pastorado da igreja o Pr. António Emílio Ferreira de Almeida. Em 1982 é inaugurada a Casa de Oração de Treixedo. Decorria o ano de 1984 quando foi eleita a primeira Junta Administrativa na sequência dos Primeiros Estatutos da Igreja sendo composta pelo Presidente António Emílio Ferreira de Almeida, pelo Primeiro Secretário Serafim Nogueira dos Santos, pelo Tesoureiro Porfírio Marques Martins, e pelas Vogais Manuel Joaquim de Almeida e João de Figueiredo. Em 1985 assume o pastorado o Pr. Carlos de Almeida. Em 1989 a Casa de Oração mudou para a Rua João Mendes. Em 1992 assumiu o pastorado o Pr. Carlos Goulart. Foi iniciado o programa semanal de Rádio na Emissora das Beiras e a 1992 a Casa de Oração passou para a Rua Nova da Balsa, Bloco 2 - Cave, Quinta da Asseca. O Pr. José Pina assumiu o pastorado da igreja durante os primeiros meses de 1994. Sucedeu-lhe o Obreiro Paulo Cruz ainda no mesmo ano.
No final de 1994 o Pr. Daniel Monteiro assumiu o pastorado da igreja. Foram reabertas a Casa de Oração em Sta. Comba Dão e Castro Daire, tendo sido aberta a casa de oração de S. Pedro do Sul. Colaboraram com o Pr. Daniel Monteiro na congregação de Sta. Comba Dão o então obreiro António Paulino e mais tarde o Pr. Florival Guerreiro. Em S. Pedro do Sul colaborou o Pr. John Pires.
Em 2000 o Pr. António Emílio Ferreira de Almeida assume o pastorado da igreja pela segunda vez. Foi durante o seu segundo pastorado que se procedeu à revisão dos estatutos da igreja. Nesse período, em 2003, foram efetuadas as comemorações do que agora sabemos serem os 50 anos da inauguração da primeira Casa de Oração.
No final de 2003 o Pr. António Rivero Paulino assumiu o pastorado da igreja. A igreja é inscrita no Registo Nacional de Pessoas Coletivas Religiosas e em março de 2007 é declarada a radicação da igreja pelo senhor Ministro da Justiça, sendo a primeira igreja em Portugal a obter esse estatuto. Colaboraram com o Pr. António Paulino o Pr. Roberto Santos em Sta. Comba Dão e o Pr. António Silva em S. Pedro do Sul. É iniciado o apoio financeiro regular a orfanatos no Malawi e em Moçambique. A casa de oração em Castro Daire passou para a Av. 25 de Abril.
Em Maio de 2014 assumiu o pastorado da igreja o Pr. José Manuel Sousa S. Pereira.
Em setembro de 2017, através de um protocolo estabelecido com a Église Évangélique Vie et Paix em Orsay, recebemos novamente a Congregação de Sátão.
A 21 de setembro de 2018 a Assembleia de Deus de Viseu é distinguida com a Medalha Municipal de Mérito por parte do Município de Viseu.
Em 15 de setembro de 2019 é inaugurada a nova Casa de Oração (novo Templo) na Urbanização Colina do Parque.
Elias Almeida